Agenda: +

Blog

Educação por Dácio Brito

Dácio Brito é professor da Universidade Estadual de Alagoas, onde exerceu o cargo de reitor, tem graduação em Engenharia Agronômica, especialização em Ciências do Ambiente, especialização em Administração e Supervisão Escolar, mestrado em Agronomia e doutorado em Agronomia.

13/12/2016 08:25:49

POR UM PAÍS MELHOR, SEM MEIAS-VERDADES

 O Facebook é uma ferramenta extraordinária, tanto para o bem quanto para mal. Como separar o que ler e o que reproduzir?  Na  política brasileira, estamos vivenciando um mundo de verdades, mentiras e meias-verdades. Fazer uma observação mais apurada das postagens e investigar sobre sua veracidade é básico, examinar se a fonte tem credibilidade é fundamental, entre outros cuidados, e mesmo assim ainda podemos errar. Contudo o mais preocupante são as meias-verdades. Provérbio chinês “Meia verdade é uma mentira inteira”. Significado de meia-verdade: afirmação que omite parte dos factos ou das informações, principalmente quando é feita propositadamente com o objectivo de enganar alguém (Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa). Notem o detalhe em negrito.

Vejo postagens sobre a política brasileira que causam preocupações, principalmente em momento tão delicado para os brasileiros. Pessoas que publicam que político A, B ou C roubou ou cometeu um outro crime, e esconde que àqueles que ele defende também cometeu ilícitos dos mais diversos. A maioria dessas publicações deixa entender que os seus amigos políticos ou membro de seus grupos, pelos quais são apaixonados, não são criminosos, só que em seguida alguém publica sobre os envolvimentos em crimes dos defendidos por esses apoiadores “de carteirinha”, sem “mimi” de direta ou esquerda, vale para todos.

Fico pensando o que essas pessoas estão ensinando para seus filhos, para jovens e adolescentes, sendo professor ou não. Imagino o que passa na cabeça de filhos quando descobrem que .seus pais são mensageiros de meias-verdades, ou melhor, de mentiras, e lamentavelmente uns acreditam que estão fazendo o bem. O Brasil precisa urgentemente de pessoas do bem, pessoas que façam os brasileiros pensar sobre os verdadeiros fatos, pessoas que permitam que o outro tenha capacidade de descobrir a verdade. Em resumo, precisamos de pessoas que não sejam exclusivamente partidárias, o que não e fácil, e pessoas com uma postura que permita ao outro alternativas, isso reduz consideravelmente a parcialidade e permite a liberdade de escolha. Estamos em um Brasil de corrupção sistêmica que penetra em todas as camadas da sociedade, e não podemos continuar assim, precisamos de mudanças para um país melhor, digno e mais justo, não precisamos de meias-verdades.

 

MAIS EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. MAIS FORMAÇÃO CIDADÃ. NOVA CONSTITUINTES JÁ

 

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA


#tonoclick